Estrutura Curricular

No PPGE os alunos de mestrado e doutorado realizam a maior parte de suas atividades acadêmicas juntos. Em ambos os casos, e de acordo com o regimento vigente, as exigências para a obtenção do título são a integralização curricular do curso e a apresentação com aprovação de um trabalho final que será uma dissertação de mestrado, para obtenção do título de mestre e de uma tese de doutorado, para obtenção do título de doutor. Em reunião ordinária do colegiado de 16 de outubro de 2014, o PPGE aprovou a possibilidade de defender e escrever os trabalhos de conclusão de mestrado e doutorado em inglês ou espanhol. Todos os trabalhos de conclusão escritos nesses idiomas deverão incluir título, resumo e palavras-chaves em português.

O currículo de cada curso do programa compõe-se de matérias obrigatórias e optativas. Tanto as disciplinas obrigatórias quanto as optativas contam com uma equivalência em unidades de crédito. Cada unidade de crédito corresponde a quinze horas de aulas teóricas ou de trabalhos supervisionados devidamente registrados.

O curso de mestrado terá duração mínima de doze meses e máxima de vinte e quatro meses, além do período máximo de trancamento a que o aluno tem direito (equivalente a seis meses de prazo adicional), totalizando novecentas horas de atividades acadêmicas equivalentes a um total de sessenta créditos.

CURSO DE MESTRADO

ATIVIDADES

 

NCREDITOS

CARGA HORARIA

4 disciplinas obrigatórias

 

16

240

4 disciplinas optativas

 

16

240

3 seminários de dissertação

 

9

135

Dissertação de mestrado

 

19

285

Totais

 

60

900

O curso de doutorado terá duração mínima de vinte e quatro meses, e máxima de quarenta e oito meses, além do período normal de trancamento a que o aluno tem direito (equivalente a seis meses de prazo adicional), totalizando mil e quinhentas horas de atividades acadêmicas equivalentes a um total de cem créditos. 

Em caso de dificuldade de realização do trabalho final em tempo útil, o prazo máximo estabelecido para a conclusão do curso poderá ser excepcionalmente prorrogado por até mais um semestre letivo, mediante solicitação fundamentada do orientador ao colegiado do programa que decidirá sobre a aprovação.

 CURSO DE DOUTORADO

ATIVIDADES

NCREDITOS

CARGA HORARIA

4 disciplinas obrigatórias

 

16

240

4 disciplinas optativas de livre escolha

 

16

240

4 disciplinas optativas na linha de pesquisa

 

16

240

3 seminários de tese

 

9

135

Tese de doutorado

 

43

645

Totais

 

100

1500

As disciplinas, créditos e carga horária dos cursos de mestrado e doutorado são os abaixo relacionados:

 CRÉDITOS E CARGA HORÁRIA

DISCIPLINAS obrigatórias comuns

 

NCREDITOS

CARGA HORARIA

1.Teoria macroeconômica

4

60

2. Teoria microeconômica

4

60

3.Economia matemática

4

60

4.Historia do pensamento econômico

4

60

 

DISCIPLINAS obrigatórias de Seminário

 

NCREDITOS

CARGA HORARIA

1.Seminário de dissertação/tese I

 

3

45

2. Seminário de dissertação/tese II

 

3

45

3. Seminário de dissertação/tese III

3

45

As disciplinas optativas correspondem a quatro ou dois créditos cada uma, equivalendo, respectivamente a uma carga horária de sessenta ou trinta horas/aula semestrais. Às disciplinas correspondentes aos seminários de dissertação, serão atribuídos três créditos para cada uma. A atividade "Estudo dirigido" contará quatro créditos e poderá ser realizada tanto por alunos de doutorado quanto de doutorado.

Para acessar o ementário das disciplinas optativas por área, clique aqui.