Matrícula/Inscrição Disciplinas

Matrículas

 As matrículas são feitas por alunos ingressantes em mestrado e doutorado e costumam ocorrer em dezembro de cada ano, para início de aulas em março do ano seguinte. [Em 2016, matrículas em fevereiro e março, e início das aulas em abril.]

Para realizar matrícula nos cursos de mestrado e doutorado, os alunos deverão enviar por e-mail à secretaria do PPGE ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ), dentro dos prazos estabelecidos no calendário, os seguintes documentos:

* Formulário de matricula: clique aqui.

* CPF.

* Identidade.

* 2 fotografias 3x4.

* Diploma de graduação.

* Diploma de mestrado (para alunos que se matriculem no curso de doutorado).

Caso algum dos diplomas acima não esteja pronto, aceita-se declaração de conclusão de curso e cópia da ata de defesa da monografia ou dissertação. Caso a monografia/dissertação não tenha sido concluída, o aluno poderá efetivar a matrícula assinando um termo de compromisso. No entanto, se o aluno não entregar documento comprovante de finalização de graduação ou mestrado até o final de fevereiro do ano em questão, mesmo estando em posição de receber bolsa, não a receberá. [Em função das greves do ano anterior, em 2016 esses prazos serão estendidos.]

 


 

Inscrição em disciplinas: regras gerais

* De acordo com o Art. 17 do regimento do PPGE/UFF, as disciplinas oferecidas correspondem a quatro ou dois créditos cada uma, equivalendo a uma carga horária de 60 ou 30 horas/aula semestrais, respectivamente. Às disciplinas correspondentes aos seminários de dissertação e tese, serão atribuídos três créditos cada uma.

* Atividades denominadas "estudo dirigido" contarão quatro ou dois créditos. Cada aluno de mestrado terá direito a cursar somente um estudo dirigido; os de doutorado poderão cursar dois. As disciplinas que não tiverem quórum (cinco alunos) poderão ser oferecidas na forma de estudo dirigido em horário e formato definido pelo professor responsável, mantendo a carga horária da disciplina estabelecida no currículo.

* É permitido aos alunos de mestrado cursar uma disciplina externa ao programa, desde que não haja oferta equivalente no PPGE/UFF. Aos alunos de doutorado, admite-se que cursem duas disciplinas externas ao programa. De acordo com o regimento do PPGE/UFF, os alunos devem comunicar à coordenação a intenção de cursar disciplinas em outros programas antes de realizar a inscrição.

* Recomenda-se aos alunos realizar pelo menos duas disciplinas dentro de sua área de concentração.

* Todos os alunos devem se inscrever nas disciplinas obrigatórias previstas em cada semestre.

* Uma vez completados os créditos relativos à realização de disciplinas optativas e obrigatórias, alunos de doutorado devem se inscrever em “elaboração de tese” em todos os semestres.

* No quinto semestre, alunos de doutorado devem se inscrever em “qualificação”.

* Não é permitido a alunos de mestrado realizar trancamento, nem cancelamento de disciplinas no primeiro semestre. 

* Qualquer aluno de pós-graduação, da UFF ou de outra instituição de ensino superior, pode se inscrever gratuitamente em disciplinas no PPGE/UFF, por meio do envio de e-mail de solicitação à secretaria no prazo previsto no calendário. 

 

Inscrição de alunos de graduação da UFF e de outros programas de pós-graduação
 

Sobre a inscrição em disciplinas por parte de alunos de graduação e de outros programas de pós-graduação, o colegiado do PPGE determinou em reunião de agosto de 2014 que:

I. A inscrição de alunos em disciplinas do PPGE deve ser realizada na secretaria do PPGE, tanto se os alunos forem de graduação em ciências econômicas na UFF, como se forem de outros programas de pós-graduação; 

II. Após concluído o período de inscrição em disciplinas no PPGE, caso sejam observadas inscrições de alunos de graduação, a coordenação da graduação receberá a relação dos graduandos inscritos nas disciplinas do PPGE, com a finalidade de adotar as providências cabíveis para garantir que tais disciplinas sejam incorporadas ao currículo dos alunos;

III. No caso de turmas mistas de alunos de graduação e pós-graduação, os professores poderão, a seu critério, realizar avaliações diferentes.