ÁREA 4. DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO E MUDANÇA ESTRUTURAL

Área 4. Desenvolvimento produtivo e mundaças estrutural

(Última atualização: 18/9/2015)

Linha de pesquisa 1 – Economia industrial

Prof. Jorge Brito: Tendências competitivas do setor de equipamentos para a indùstria de petróleo e gás

Prof. Marco A. Vargas: Diretrizes para a prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro

Linha de pesquisa 2 – Economia da inovação

Profa. Ana Urraca-Ruiz: (i) Structural change and the dynamics of technical progress, (ii) Especialização tecnológica, catching-up, convergência e crescimento.

Prof. Jorge Brito: (i) Mecanismos de transferencia de resultados de investigação ao desenho e implementação de políticas de C e T no Brasil, (ii) Capacitação científico-técnica e cooperação universidade-indústria.

Linha de pesquisa 3 – Economia institucional

Prof. Helder de Mendonça: saúde e atividade econômica.

Profa. Michelle Hallack: (i) Regulação e indústrias de rede, (ii) Mecanismos de tomada de decisão em sistemas organizacionais híbridos (hierarquia-mercado), (iii) Integração energética da América do Sul, (iv) Regulação e desenhos de mercado na indústria de gás natural, (v) Combustíveis alternativos: regulação, políticas e competição.

Prof. Miguel Vázquez: (i) Coevolution of technology and institutions in immature industries, (ii) Institutions and contracts in network industries (electricity, gas, transport, tlc, water)

Linha de pesquisa 4 – Economia agrária

Prof. Carlos Guanziroli: (i) Agricultural policy and rural finances, (ii) Impacto do crédito rural no agronegócio e na agricultura familiar (África), (iii) Agronegócio e agro-processamento.

Linha de pesquisa 5 – Economia da energia

Profs. Luciano Losekann e Michelle Hallack: (i) Aspectos regulatórios de setores de infraestrutura: setor elétrico, (ii) Desenvolvimento: industrias baseadas em recursos naturais e políticas de conteúdo local, (iii) O mercado de combustiveis automotivos no Brasil.

Prof. Miguel Vázquez: (i) Regulation of energy industries, (ii) Quantitative modeling of agents' behavior in energy markets

Linha de pesquisa 6 – Economia Fluminense

Profs. Carlos Guanziroli, Jorge Britto, Luciano Losekann e Marco A. Vargas: Indicadores socioeconômicos do impacto do COMPERJ (PETROBRAS) no leste fluminense

Prof. Jorge Brito: Matriz regional insumo-produto e ambientes de inovação no estado do RJ.

Linha de pesquisa 7 – Internacionalização

Profa. Ana Urraca-Ruiz: P&D trasnacional e capacitação local: o novo papel das economias emergentes

Prof. Helder de Mendonça: infraestrutura em economias em desenvolvimento.