ÁREA 3. ECONOMIA SOCIAL E SUSTENTABILIDADE

Área 3. Economia social e sustentabilidade

(última atualização em 1/2/2016)

 

Linha de pesquisa 1 – Economia social

Profa. Ana Urraca: Las universidades y la dinamización del desarrollo sostenible urbano: estrategias combinadas internas y externas.

Profa. Celia Kerstenetzky: (i) O Estado do bem-estar social no Brasil em perspectiva comparada, (ii) O futuro do estado do bem-estar social: forças sociais e coalizões politicas de apoio, (iii) Políticas de investimento social (cuidados, mercado de trabalho, serviços públicos sociais), (iv) Tributação progressiva, (vi) Condições de vida na favela do Vidigal no Rio de Janeiro pós-UPP.

Profa. Danielle Machado: Atratividade da carreira docente no Brasil.

Prof. Emmanoel Boff: Capital social e conservação de bens públicos

Prof. Fábio Waltenberg: (i) Atratividade da carreira docente no Brasil, (ii) Financiamento da educação no Brasil, (iii) Aversão à desigualdade e preferências por redistribuição.

Prof. Fernando Mattos: Desigualdade econômica e distribuição de renda

Prof. Helder de Mendonça: desigualdade social e transparência.

Profa. Renata Del Vecchio: Um estudo de pobreza com indicadores fuzzy.

 


Linha de pesquisa 2 – Desenvimento sustentável

Prof. Roldán Muradian: (i) Pagamentos por serviços ecossistêmicos, (ii) Gestão comunitária de resíduos, (iii) Instrumentos de mercado para a politica ambiental, (iv) Bem-estar subjetivo e sustentabilidade.

 


Linha de pesquisa 3 – Trabalho, gênero e raça

Profa. Danielle Machado: (i) Fluxos de trabalhadores nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo: uma análise com dados, longitudinais (1995-2009); (ii) Mobilidade urbana e mercado de trabalho no Rio de Janeiro; (iii) Políticas ativas e passivas de emprego no sistema público de emprego. 

Prof. Fernando Mattos: (i) Mercado de trabalho brasileiro: formalização, (ii) Indicadores de mercado de trabalho no estado do RJ.